Cultura popular, capoeira e liberdade é tema do Cine Debate desse mês

Como um homem negro, analfabeto, oprimido no trabalho, se torna um herói capoeirista e bravo guerreiro, um mito na cultura brasileira? Essa é a temática abordada no Cine Debate promovido pelo Sindiserv, que acontecerá no dia 21 de novembro (terça-feira), às 19h no auditório da entidade.

O Filme  Besouro retrata a história do capoeirista Manoel Henrique Pereira, numa época em que, embora formalmente livres, os negros não tinham conquistado de fato sua liberdade, e se utilizavam da capoeira, uma coreografia que mescla luta e dança, para lutar pelos seus direitos.

Esse enigmático personagem da história brasileira veio ao mundo em 1897, oito anos depois da libertação legal dos escravos, em Santo Amaro da Purificação, cidade localizada no Recôncavo Baiano. O filme dirigido pelo cineasta João Daniel Tikhomiroff, procura resgatar a história desse herói brasileiro, não como um filme documental, mas sim como uma mistura de ficção e fantasia.

O debatedor convidado desse mês é o professor Pedro Ubirajara da Rosa, graduado em Licenciatura em Artes Visuais atua como arte-educador na rede estadual  é também pesquisador sobre cultura popular, carnaval e religiões afro-brasileiras.

Ficha técnica:

• Filme: Besouro