Nenhum a Menos, a educação em foco no Cine Debate de outubro

No mês do professor o Sindiserv convida o servidor para debater e refletir sobre a educação, as desigualdades sociais e a infraestrutura das escolas, sob a lente do cinema

O Cine Debate desse mês traz o longa dirigido por Zhang Yimou , “Nenhum a Menos”, que conta a história de uma escola primária em estado precário, na remota aldeia de Shuiquan, na qual os recursos são tão reduzidos que seu titular, Gao, é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo. O Cine Debate ocorrerá na quinta-feira (26/10) às 19h no auditório da entidade.

Quando o professor da escola parte para visitar a mãe doente a única alternativa é contratar uma voluntária, Wei Minzhi, de apenas 13 anos. Apesar de só ter cursado o primário, a garota revela ter uma persistência e uma fibra surpreendentes. Mais que lhe orientar quanto ao que deve passar de conteúdo para seus alunos, o Professor Gao lhe reserva uma árdua missão. Preocupado com a constante evasão escolar, ele lhe recomenda que mantenha todos os estudantes na escola, e não deixe nenhum partir.

Wei Minzhi deverá permanecer por um mês na escola, a qual será também sua morada temporária, compartilhada com mais alguns estudantes. Este filme, protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente as infantis, improvisadas, realça o realismo do enredo, que muitas vezes é a perfeita tradução da própria existência dos intérpretes. A obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999.

A debatedora convidada dessa edição é a professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Pós-graduada em Literatura Textual, Olga Neri de Campos Lima. No próximo Cine Debate, o filme “Besouro”,  debate como um homem negro, analfabeto, oprimido no trabalho se tornou um herói capoeirista e um mito na cultura brasileira.

Informações técnicas:

• Nenhum a Menos.
  • Direção: Zhang Yimou.
  • China, 1999, 106 minutos.
  • Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.