SMED reduz de 16 para 06 as escolas de EJA

A Prefeitura de Caxias de Sul, através da Secretaria Municipal da Educação (SMED), divulgou na sexta-feira (11/08), a reorganização da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), reduzindo das 16 atuais para 6 escolas. A informação foi divulgada em encontro com os diretores das escolas municipais.

Segundo a SMED, a decisão tem motivos administrativos e será a partir do próximo ano, com a oferta organizada por zoneamento: na zona sul- EMEF Pref. Luciano Corseti, zona norte: EMEF Dolaimes Angeli – CAIC, zona oeste – EMEF Rosário de São Francisco e zona leste – EMEF Guerino Zugno e EMEF Caldas Júnior, esta última foi incluída através de votação dos presentes, por ser de fácil acesso.

Para 2018, a escolha de turma para os professores que atuarão na EJA será realizada pela SMED por meio de convocação, aos professores que possuem adicional noturno incorporado aos seus vencimentos.

O Sindiserv entende que a demanda de EJA no município de Caxias do Sul é crescente, assim como tem se comportado a evolução populacional. A ausência de um levantamento geral dos adultos que não concluíram o Ensino Fundamental no tempo certo torna a decisão de fechamento de outras 10 escolas com turmas de EJA através de um ato administrativo sem a necessária fundamentação na realidade social. Vale ressaltar, que os estudantes menores de 18 anos não mais serão atendidos pela EJA, exceto os já matriculados em 2017 e que estiverem finalizando seus estudos numa das seis escolas definidas para 2018.

Estes alunos serão atendidos, segundo a SMED, em turmas de aceleração de aprendizagem. O Conselho do Magistério do Sindicato levará este debate às escolas para avaliar nos próximos dias quais as atitudes a serem tomadas.

Escolas de EJA em 2017:

• E.M.E.F. Angelina Sassi Comandulli/Santa Fé