Greve Geral, conjuntura e atividades Sindiserv na pauta do Conselho Deliberativo

O Sindiserv realizou nesta terça-feira (20/06) às 8h30min, no auditório da entidade reunião ordinária do Conselho Deliberativo. Na pauta, a conjuntura política atual, Greve Geral do dia 30/6 e os problemas encontrados nos setores.

O professor da UCS, Mestre em Direito do Trabalho e também diretor do Sinpro Caxias do Sul José Carlos Monteiro fez uma análise conjuntural para os participantes. Para ele, as dificuldades econômicas decorrem do modelo político vigente no mundo: o capital determina as regras. De acordo com o professor, a estrutura da sociedade se mantém nas relações de poder, e a reforma é em sua essência a precarização da força de trabalho.

Em seguida os Conselheiros discutiram as estratégias de participação na Greve Geral. Expressaram que tem dificuldades de convencer os colegas a participarem dessas paralisações, enfatizando que a aprovação das reforma Trabalhista foi adiada até o momento, devido às pressões dos movimentos.

Quanto às dificuldades encontradas nos setores de acordo com os Conselheiros, na Saúde o problema levantado foi a falta de recursos humanos; na FAS a demanda por nomeações de educadores sociais; no SAMAE a ausência de Equipamentos de Segurança; na Guarda, falta de armamentos e de viaturas; na Educação, o excessivo número de alunos nas salas de aula e reduzido número de cuidadores.

Nos encaminhamentos gerais foram apresentados propostas de atividades de integração como a festa de São João que, ocorrerá no dia 1º de julho, às 14h na Sede Campestre e haverá ônibus gratuito para os associados, que devem confirmar até o dia (27/06). A Presidente do Sindicato Silvana Piroli também informou sobre uma palestra com o jornalista e escritor Juremir Machado, que ocorrerá na Câmera de Vereadores, no dia (04/07), às 19h. Outra atividade prevista, será um evento cultural; Tributo à Belchior, no dia (18/7) às 19h, no auditório do Sindiserv.