Comissão de Educação ouve diretores de escola e pede mais diálogo ao governo

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias Do Sul participou na tarde desta quarta-feira, (31/05), de uma de reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara de Vereadores com diretores, comissão de Diretores das escolas e Secretária da Educação Marina Matiello para discutir problemas apresentados pelas escolas do município.

Estiveram em debate temas relacionados as dificuldades de gestão nas escolas, em especial, a falta de PPCIs que dificultaria a realização de festas juninas e outras. A falta de cuidadores para o garantir o processo de inclusão nas escolas; as dificuldades de diálogo para a dinâmica das eleições de diretores e CPM; a violência no cotidiano escolar e as mudanças no atendimento de Jovens e Adultos.

A representante do Sindiserv Claudia Detanico Calloni destacou que existe falta de diálogo por parte da administração municipal com as equipes diretivas e que muitos problemas poderiam ser sanados nos encontros de diretores. Sugeriu que as reuniões sejam mais constantes e produtivas, embasadas na busca de soluções para os problemas frequentes das escolas.

Claudia também abordou a problemática da PPCIs, que deve ser responsabilidade da mantenedora e, não dos diretores. “Há uma falta de sensibilidade na percepção do acúmulo de funções e tarefas as quais o diretor tem que exercer, impedindo-o de executar seu trabalho com a qualidade desejada, destacou.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos Claudia convidou os presentes para a atividade: Trajetórias Criativas no atendimento para o público de 15 a 17 anos -, organizada pelo Conselho da Educação, Sindiserv e Smed, na busca de soluções alternativas para resolver os problemas específico deste público. O encontro acontece no dia 20 de junho, no Sindicato.

Ao término do encontro, a Comissão apontou a necessidade de maior diálogo da Smed com os diretores, bem como ficou acordado que as festas juninas devem ocorrer nas escolas. A Secretária e alguns vereadores participarão de encontro com o comando dos Bombeiros, na quinta-feira, (01/06).  Também ficou decidido reunião específica com a Comissão de Violência para tratar da crescente violência escolar.