Nossa História

Renovar e resistir: Nenhum direito a menos!
Essa é a proposta da atual gestão do sindiserv – Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul. Esse grupo se formou a partir da necessidade de fortalecimento do sindicato para enfrentar as lutas e garantir direitos.

Em tempos de crise, quando o serviço público e os servidores estão sendo o alvo de penalizações severas, são imprescindíveis ações rápidas, união entre os servidores e contato permanente com todas as entidades ligadas aos trabalhadores, assim juntos vamos reconstruir a caminhada de conquistas trabalhistas e sociais.

Somos um grupo de servidores que nunca se omitiu de suas responsabilidades, estamos ao lado e à serviço da população caxiense e queremos ser valorizados como profissionais e entidade. Precisamos resgatar as pautas de lutas que nos colocarão na condição de respeito que merecemos junto à cidade e à administração municipal.

Origem

Em 04 de junho de 1957, surgia a Associação dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (ASM). Durante a ditadura militar, a entidade e seus diretores enfrentaram dificuldades para atuar. Membros fundadores da ASM como Leovegildo Néri de Campos (in memorian) e Adair Moreira de Castilhos, primeiro presidente da ASM, foram perseguidos e torturados.

Nova criação

Em 25 de janeiro de 1979, após a ditadura, no período da Anistia, a ASM voltou a funcionar e teve como presidente Edvino Berti até o ano de 1984.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) recebeu a denominação de sindicato, em 21 de dezembro de 1988, no início da democratização no Brasil. A decisão unânime da Assembleia Geral da categoria decidia transformar a ASM em sindicato. Em 1989, a Constituição Federal garantia a sindicalização e o direito à greve.

Presidência da ASM

• Adair Moreira de Castilhos - (1957)
  • Edvino Berti - (1979 a 1984)
  • Caleb de Oliveira - (1984 a 1989)

Presidência do Sindiserv

• Silvana Pirolli - 1989/90 a 1993 - Faz a transição de ASM para sindicato e é eleita a primeira presidente do SINDISERV.
  • Paulo Renan de Oliveira - 1994 a 1997
  • Pedro Ferranti - 1998 a 2005
  • Gustavo Valente Ruivo - 2006 a 2009
  • João Dorlan da Silva - 2010 a 2016
  • Silvana Teresa Piroli - 2017 a 2020

Conquistas

O SINDISERV tem uma história de luta e de vanguarda. Já enfrentou três greves significativas:

• Governo de Victorio Trez (1969-1972 e 1983-1988)
  • Governo de Mansueto Serafini Filho (1977-1982 e 1989-1992)
  • Governo Mario Vanin (1975-1976 e 1993–1996) - Ainda em 1994, a sede da entidade foi atingida por um incêndio e muitos documentos foram perdidos.

Há pelo menos uma década, servidores municipais lutam pela instituição da Negociação Coletiva no serviço público municipal, a exemplo de outras categorias.

Principais conquistas da categoria

• Elaboração paritária da lei para coibir o assédio moral (2011 / 2012).
  • 2º Congresso do SINDISERV (2011).
  • 1º Seminário dos Profissionais de Educação (2011).
  • Atualização mensal do Portal da Transparência (2010 / 2011).
  • Grupo Tradicionalista Corrente Nativa é aceito na 25ª RT e MTG (2011).
  • Impedimento na justiça da terceirização do SAMU (2011).
  • Aumento do valor do FG para diretores e vices (2011).
  • Triênio para agentes comunitários e endemias (2011).
  • Obra sede própria em (2011).
  • Ganho Real nos salários (2009 / 2010 / 2011).
  • Antecipação do Reajuste Salarial de 5% em 2008 - Ano Eleitoral.
  • Municipários de Caxias do Sul foram os primeiros do Brasil a conquistarem o 13º salário, instituído pela Lei Municipal 4090, de 13 de Julho de 1962.
  • Estatuto dos Servidores Municipais é fruto de muita mobilização da categoria – Lei nº 1142, de 7 de Julho de 1962.
  • IPAM – Em 29 de dezembro de 1962, também foi criado o IPAM, com serviços de assistência à Saúde e Previdência.
  • Política da Trimestralidade – conquistada em 1993.
  • Em março de 2008, Sindiserv filia-se à CUT, maior central sindical do Brasil.
  • Criação do FAPS – Previdência do funcionalismo, separada da assistência.
  • Criação do IPAM/SAÚDE – Plano de Saúde - Lei Complementar 24/2007.

Agenda Sindiserv

Julho 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Sindiserv e Comissão de Greve dos Médicos discutem proposta.

Destaque

Fonte: CUT-RS