Notícias do Sindicato

Sindiserv e Comissão EJA reúnem-se com Promotoria de Justiça

05/07/2017

O Sindiserv reuniu-se nesta terça-feira (04/07) às 14h no Ministério Público juntamente com a Comissão EJA e a Promotora de Justiça Simone Martini, para tratarem a respeito da demanda dos alunos de 15 a 17 anos, que a partir de julho não poderão mais estarem matriculados na modalidade EJA.

A Comissão, juntamente com o Sindiserv, avaliou negativamente tal situação, pois entende que colocar esses alunos em horário diurno implicará na evasão dos mesmos já que eles não se adaptam com uma turma onde existe uma disparidade de idade de 11 para 15, 16 e 17 anos.

A Comissão ainda ressaltou que as turmas de aceleração não solucionam plenamente essa demanda, levando em conta a realidade desses adolescentes, que na maioria das vezes possuem trabalhos informais durante o dia. Conforme ressalta a Presidente do Sindiserv Silvana Piroli, durante a noite eles sentem-se mais acolhidos nas suas diferenças.

Como encaminhamento, a Comissão sugeriu uma proposta alternativa para esses adolescentes. Um programa de estudo que contemple suas necessidades e acolha suas diferenças, atendo esses alunos num tempo e espaço que garanta escolaridade de qualidade.

Para isso será feito um levantamento desse público que atualmente utiliza-se do EJA e da demanda existente com a finalidade de posteriormente reunir-se com a SMED e o Conselho para discutir e apresentar essa nova proposta pedagógica.